O Ministério da Saúde divulgou os novos números do zika vírus no Brasil. Dos mais de quatro mil casos suspeitos de microcefalia notificados, 270 foram confirmados e 460 descartados. Os outros ainda são investigados.
O combate ao mosquito transmissor da doença virou prioridade da saúde pública no Brasil e nos Estados Unidos.
Foi o suficiente para o presidente Barack Obama botar a guerra contra o zika no topo da lista de prioridades das autoridades de saúde. Ele quer acelerar os estudos para desenvolver vacinas, tratamentos à doença e combate ao mosquito.
E nesta quarta-feira (27/01), durante uma reunião do Comitê Executivo da Organização Mundial da Saúde, em Genebra, representantes dos Estados Unidos e do Brasil anunciaram um avanço na cooperação entre os dois países. Em entrevista à correspondente da GloboNews Bianca Rothier, o representante brasileiro disse que o principal objetivo é justamente a vacina contra o vírus zika. Mas não é para já.
“É difícil estabelecer um prazo exato porque desde os estudos de bancada em laboratório, até os teste com humanos, você leva um período. Nós podemos falar no universo de talvez em três anos já ter uma vacina desenvolvida”, conta Jarbas Barbosa, representante na reunião do Comitê Executivo.
Fonte: G1 Jornal Nacional